ANALISES REFLEXIVAS SOBRE O USO DA INFORMÁTICA NA AREA EDUCATIVA
Com o domínio da ciência, a informática na educação traz impingida a idéia de multiplicidade, interação,inter-relação, de intercambio reflexivo entre saberes, fazeres e idéias de pensadores.
A informática desde que foi inserida na educação, tem suscitado muitos debates, reflexões críticas e estudos acerca do uso educativo do computador nas práticas pedagógicas. Fazemos então um levantamento expositivo sobre as metodologias utilizadas nessa área, as influências conceituais na construção de programas e apresentamos alguns possíveis caminhos que conduzem ao seu sucesso na escola.
A partir dessa ótica educacional que pensa o uso do computador como ferramenta para o ensino, exporemos dois paradigmas freqüentes utilizados nessa vertente: INSTRUCIONISTA E CONSTRUCIONISTA .
PARADIGMA INSTRUCIONISTA
A vertente conceitual instrucionista refere-se ao computador como máquina de ensinar, alguém introduziria programas no computador e ele faria o papel do professor instruindo o aluno sobre determinado assunto. No entanto, percebemos limitações pedagógicas nessa proposta, onde os alunos se restringiriam apenas a receber conteúdos estanques, estruturados de forma seqüencial lógica sem muita liberdade para novas construções. Os professores apenas precisariam selecionar e adaptar-se à perspectiva educacional do material instrucional elaborado.
PARADIGMA CONSTRUCIONISTA
Na perspectiva construcionista, o enfoque é para a construção do conhecimento, ou seja, o aluno aprende a pensar. Nela cabe ao professor interagir com o processo educativo, promovendo a aprendizagem dentro de um ambiente que desafie e motive o aluno para a exploração, a reflexão, a depuração de idéias para a construção e reconstrução do conhecimento.
Nessa abordagem o computador não é o detentor do conhecimento, mas uma ferramenta tutorada pelo aluno que lhe permite buscar informações em redes de comunicação à distância. Ensinar nesse ambiente requer a promoção da aprendizagem por meio da interação com o computador e o conhecimento, da sugestão de atividades, do incentivo à busca e ao aprofundamento de temáticas contextuais através da aprendizagem cooperativa.
EMBASAMENTOS TEÓRICOS
PAULO FREIRE:
“o uso do computador na educação auxilia para o crescimento e expansão da criatividade, da capacidade crítica, enfatizando as dimensões espaciais e temporais da escola”.
VIGOTSKY:
“Questiona o desenvolvimento educativo a partir do conceito de que o homem tem a capacidade de operar mentalmente sobre o mundo pela representação simbólica. De acordo com sua teoria, a criança só pode operar dentro de certos limites situados entre o seu desenvolvimento e suas potencialidades intelectuais, por meio da aprendizagem denominada Zona proximal de desenvolvimento ( ZPD )”.
DEWEY:
“A máquina é apenas um instrumento criado pelo indivíduo para facilitar seu processo de desenvolvimento social, sendo aperfeiçoada na medida em que vai sendo utilizada”.
ALMEIDA:
“ O computador é um importante recurso para a reflexão sobre a aprendizagem, o ensino é a preparação de cidadãos para viverem e atuarem em um contexto onde a aprendizagem permanente é uma exigência”.
VALENTE:
“ as facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar”.
PIAGET:
“ O principal objetivo da educação é criar homens que sejam capazes de fazer novas coisas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram; homens que sejam criativos, inventores e descobridores. O segundo objetivo da educação é formar mentes que possam ser críticas, que possam analisar e não aceitar tudo o que lhes é oferecido”.
TAJRA:
“A utilização da informática na área educacional é muito diferente em função da diversidade dos seus recursos disponíveis. Através dela é possível comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos, simular fenômenos dentre outras ações”.
MENSAGEM FINAL: “A melhor aprendizagem ocorre quando o aprendiz assume o comando de seu próprio desenvolvimento em atividades que sejam significativas e lhe despertem o prazer”. ( PAPERT ).